segunda-feira, 14 de maio de 2018

Brigadeiros de Limão e Côco


Adorooo Brigadeiros!!!
Este é um  docinho típico da pastelaria brasileira. Terá surgido em 1946, durante a campanha do brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da república, sendo nesta altura confecionado por um grupo de mulheres de São Paulo que organizavam festas como forma de angariação de fundos para a campanha. Bom, Eduardo Gomes não venceu, mas eu cá agradeço imenso esta iniciativa, pois ganhámos todos estes docinhos ma-ra-vi-lho-sos...
Originalmente era um doce confecionado com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, enrolado em pequenas bolinhas cobertas com chocolate granulado. Hoje em dia estão muito em voga, no Brasil e não só, tendo surgido os Brigadeiros Gourmet, que me encantam particularmente, pela sua variedade de cores, sabores e combinações.
No meu Canal Youtube podem encontrar uns deliciosos Brigadeiros de Pistachio e hoje deixo-vos a minha receita de Brigadeiros de Limão e Côco (estes surgiram de um desafio dos meus alunos que durante um workshop de Massas e Cremes para Bolos que propuseram confecionar uma receita de brigadeiro de limão).



Brigadeiros de Limão e Côco

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
200ml de natas (35% gordura)
50g de chocolate branco
3 clh sopa de Lemon Curd
75g côco seco ralado


Preparação:

Num tacho junte as natas, o leite condensado e o chocolate. Leve ao lume baixo e mexa até obter um creme espesso. Retire do lume e adicione o lemon curd (veja aqui a receita), mexendo bem. Coloque a massa num prato e deixe arrefecer por completo até endurecer (para acelerar este processo, cubra com película aderente e reserve no frigorifico).




Montagem:

Depois de frio, faça pequenas bolinhas, enrolando na mão, passe pelo côco ralado e sirva em forminhas de papel.



Bom apetite e sejam gulosos!



Veja o vídeo tutorial



Sem comentários:

Enviar um comentário