sexta-feira, 1 de abril de 2016

Pequeno Almoço Nutritivo - Chocolate Chip Banana Bread

 
Nada melhor do que começar o dia com um pequeno almoço bem nutritivo e reconfortante, aromatizado com banana. ADORO bananas e durante muito tempo não pude come-las... agora vingo-me!
O "Banana Bread" é uma receita original americana (vejam só que até têm um National Banana Bread day a 23 de fevereiro). É uma espécie de pão doce, feito com bananas esmagadas e com fama de ter surgido para promover a produção de farinha e fermento industriais.

 
Chocolate Chip Banana Bread
 

Ingredientes:
 
100g de manteiga à temperatura ambiente
120g de açúcar amarelo
2 clh sopa de açúcar branco
2 ovos (tam L)
6 bananas maduras
1 clh sopa de aroma de baunilha
240g de farinha de trigo
1 clh chá de fermento em pó
80ml de leite meio gordo
150g de pepitas de chocolate
Amêndoa laminada e açúcar em pó para decoração
 
 
Preparação:
 
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de "bolo inglês".
Numa taça bata os ovos com o açúcar amarelo e a manteiga durante 2 minutos. Adicione 4 bananas previamente esmagadas com um garfo, o leite e o aroma e bata novamente. Adicione aos poucos a farinha e o fermento. Junte 100g de pepitas de chocolate e misture bem.
Coloque a massa na forma e leve ao forno a assar até o palito sair seco no meio. Depois de cozido, retire o bolo do forno, deixe arrefecer um pouco dentro da forma e desenforme ainda morno, sobre uma grelha. Deixe esfriar por completo.
 
 
Decoração
 
Corte 2 bananas em rodelas grossas e leve ao lume médio, numa frigideira com as duas colheres de açúcar branco, para caramelizarem (até ficarem douradinhas q.b).
Decore o topo do bolo já frio com as rodelas de banana caramelizadas, pepitas de chocolate e amêndoas laminadas torradas. Polvilhe com açúcar em pó.
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 

 

1 comentário: