segunda-feira, 7 de março de 2016

Macarons Lima-limão


É a minha paixão pelos merengues e sobretudo por macarons, que me leva a testar receitas novas quase todas as semana... Testar os meus limites, os limites destas pequenas delícias e atingir bons resultados. Um vício!

 
Macarons Lima-limão

   
Ingredientes para os Macarons:
(para 12 unidades) 
 
45 g de açúcar branco granulado
35 g de clara de ovo (aproximadamente 1 clara de ovo, tamanho M)
15 g de água
40 g de amêndoa moída
40 g de açúcar em pó
Raspa de 2 limas
Corante alimentar verde e amarelo (em gel)
   
 
Preparação dos Macarons:
 
Leve ao lume 45g de açúcar granulado com a água e deixe ferver até deixar de ver os grãos de açúcar, sem mexer (até atingir os 118ºC), para fazer uma calda.
Bata a clara até fazer espuma, nesta altura verta a calda de açúcar em fio sobre a clara, batendo sempre com a batedeira a velocidade máxima. Deixe de bater quando o merengue estiver à temperatura ambiente (após cerca de 10 minutos). Nesta fase deve verificar se o seu merengue forma os chamados "bicos de papagaio" ou seja, se se encontra bem firme.
Adicione corante alimentar amarelo até obter a coloração desejada.
 
 
Passe a amêndoa moída juntamente com o açúcar em pó num robot de cozinha (para que fique bem fininho). Peneire num passador de rede fina e junte ao merengue. Envolva cuidadosamente com uma espátula, com movimentos delicados (para não perder todo o ar do merengue), no sentido ascendente até obter um creme homogéneo, brilhante e ligeiramente fluido.
Prepare o tapete para Macarons (uso sempre de silicone, com círculos guia), colocando-o num tabuleiro ou base de forno.
Coloque a macaronage (assim é chamado o creme obtido anteriormente) no saco de pasteleiro previamente preparado com um bico de ponta redonda com cerca de 10 mm de diâmetro de abertura.
Preencha os círculos do tapete para macarons com a macaronage, sempre com o saco de pasteleiro na perpendicular em relação ao tapete, fazendo pressão contínua, até ao tamanho desejado (nunca devem preencher o círculo completamente pois o creme ainda vai expandir mais um pouco).
No final, bata com algum vigor com o tabuleiro sobre a bancada para proporcionar a libertação de eventuais bolhas de ar no interior do creme.
Com um palito coloque um pouco de corante verde nas conchas dos macarons.
Deixe a repousar num local seco, durante cerca de 1h, durante a qual se vai formar uma pequena película na superfície das conchas dos macarons (que aquando formada torna a sua superfície mais baça).
Pré aqueça o forno (de preferência não ventilado) a 150ºC cerca de 15 minutos antes.
Polvilhe as conchas com raspa de lima fresca.
Leve os macarons ao forno a 140ºC durante cerca de 15/20 minutos (dependendo do forno).
 
 
Ingredientes para os Recheio:
(para 12 macarons) 

1limão fresco
200ml de natas vegetais
Sumo de 1 lima
 
 
Preparação do Recheio:
 
Bata as natas em chantilly, junte o sumo da lima e a raspa do limão.
Coloque este creme num saco de pasteleiro com boquilha redonda e faça um pequeno monte na concha do Macarons. Pressionando ligeiramente, feche o macaron com a outra concha.
 
 
Os Macarons de merengue italiano devem ser guardados numa caixa hermeticamente fechada e sem recheio, podendo durar até cerca de 48h.
Só devem ser recheados no dia em que são consumidos.
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 


 

2 comentários:

  1. Adoro. Quando puder vou experimentar este método. Não tenho tido muito sucesso com os meus. Preciso de fazer um workshop extensivo sobre o assunto. Bjs

    ResponderEliminar