segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Macarons de Oreo


A minha paixão pelos merengues será eterna... Há coisa mais engraçada do que brincar com as claras, levar o seu potencial até ao limite e experimentar novas receitas? Acho que é a incerteza dos bons resultados que me cativa e estimula a continuar! Este foi mais um desafio bem sucedido e o sabor estava divinal (dizem).


Macarons de Oreo
  
Ingredientes para os Macarons:
(para 24 unidades) 
 
90 g de açúcar branco granulado
70 g de clara de ovo (aproximadamente 2 claras de ovo, tamanho M)
30 g de água
80 g de amêndoa moída
80 g de açúcar em pó
Bolachas Oreo (4 metades, sem recheio)
  
 
Preparação dos Macarons:
 
Leve ao lume 90g de açúcar granulado com a água e deixe ferver até deixar de ver os grãos de açúcar, sem mexer (cerca de 118ºC), para fazer uma calda.
Bata as claras até fazerem espuma, nesta altura verta a calda de açúcar em fio sobre as claras, batendo sempre com a batedeira a velocidade máxima. Deixe de bater quando o merengue estiver à temperatura ambiente (após cerca de 10 minutos). Nesta fase deve verificar se o seu merengue forma os chamados "bicos de papagaio" ou seja, se se encontra bem firme.
 
 
Passe a amêndoa moída juntamente com o açúcar em pó e 4 bolachas oreo (sem o recheio) num robot de cozinha (para que fique bem fininho). Peneire num passador de rede fina e junte ao merengue. Envolva cuidadosamente com uma espátula, com movimentos delicados (para não perder todo o ar do merengue), no sentido ascendente até obter um creme homogéneo, brilhante e ligeiramente fluido.
Prepare o tapete para Macarons (uso sempre de silicone, com círculos guia), colocando-o num tabuleiro ou base de forno.
Coloque a macaronage (assim é chamado o creme obtido anteriormente) no saco de pasteleiro previamente preparado com um bico de ponta redonda com cerca de 1 cm de diâmetro de abertura.
Preencha os círculos do tapete para macarons com a macaronage, sempre com o saco de pasteleiro na perpendicular em relação ao tapete, fazendo pressão contínua, até ao tamanho desejado (nunca devem preencher o círculo completamente pois o creme ainda vai expandir mais um pouco).
No final, bata com algum vigor com o tabuleiro sobre a bancada para proporcionar a libertação de eventuais bolhas de ar no interior do creme.
Deixe a repousar num local seco, durante cerca de 1h, durante a qual se vai formar uma pequena película na superfície das conchas dos macarons (que aquando formada torna a sua superfície mais baça).
Pré aqueça o forno (de preferência não ventilado) a 150ºC cerca de 15 minutos antes.
Leve os macarons ao forno a 140ºC durante cerca de 15/20 minutos (dependendo do forno).
 
 
Ingredientes para os Recheio:
(para 24 macarons) 

Bolachas Oreo (8 unidades completas)
70g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
135g de açúcar em pó
2 clh sopa de leite
  
 
Preparação do Recheio:
 
Pique as bolachas num robot de cozinha e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar em pó até obter uma massa areada.
Adicione o leite e as bolachas picadas e bata com a batedeira até obter um creme macio. Coloque este creme num saco de pasteleiro com boquilha redonda e faça um pequeno monte na concha do Macarons. Pressionando ligeiramente, feche o macaron com a outra concha.
 


 
Os Macarons de merengue italiano devem ser guardados numa caixa hermeticamente fechada e sem recheio, podendo durar até cerca de 48h.
Só devem ser recheados no dia em que são consumidos.
 
Bom apetite e sejam gulosos!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Ai Patrícia que maravilha!
      Fiquei com tanta pena de não ir ( marido tinha surpresa para dia namorados).. Obrigada!!

      Eliminar
  2. Já fiz e ficaram lindos e muito saborosos. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Adoro oreo por isso devem estar deliciosos!
    Tenho que experimentar.
    Nunca experimentei fazer porque todas as receitas de macarrons que vejo levam amêndoa e eu não gosto. Há forma de fazer esta receita sem colocar a amêndoa?

    ResponderEliminar