domingo, 7 de fevereiro de 2016

É Carnaval - Merengue Pops


Vou confessar um segredo... DE-TES-TO o Carnaval! E cá por casa as pequenas também já se deixaram de máscaras e afins. A verdade é que as mini férias são sempre bem vindas e para comemorar os 5 dias de "dolce fare niente" nada melhor do que um miminho doce para partilharem com as amigas da escola. A mãe faz-lhes todas as vontades (quase todas).


Merengue Pops
 
Ingredientes:
(cerca de 12 unidades)
 
140g de claras de ovo (4 ovos tamanho M)
250g de açúcar branco granulado
100g de chocolate em barra (70% cacau)
Pepitas coloridas
 
 
Material:
Paus de chupa-chupa
Saco de pasteleiro
Bico de pasteleiro 1M da Wilton
Tabuleiro
Folha de papel vegetal


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Prepare um tabuleiro de forno, com uma folha de papel vegetal.
Para fazer um merengue francês, coloque as claras numa taça de vidro e comece a bater com a batedeira. Quando começar a fazer espuma junte o açúcar aos poucos, sempre batendo à velocidade máxima (uma colher de açúcar de cada vez). Continue a bater até obter um merengue bem firme, ou seja, até não se sentirem os grãos de açúcar ao toque e o merengue formar bicos firmes (os bicos de papagaio). Este passo demora cerca de 10 minutos ou mais.
Coloque o merengue num saco de pasteleiro com bico 1M e faça discos de cerca de 8cm de diâmetro sobre a folha de papel vegetal no tabuleiro. Devem ficar distanciados entre si cerca de 5cm pois o merengue cresce um pouco durante a cozedura. Espete cuidadosamente os pauzinhos de chupa-chupa no interior dos discos de merengue.
Leve ao forno, durante cerca de 30 min (estes deixei um pouco mais douradinhos para ficarem bem secos e poderem ser guardados em sacos de oferta).
Após a cozedura, retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer por completo.
Entretanto derreta o chocolate em banho maria.
Mergulhe os merengue pops no chocolate e polvilhe com pepitas coloridas. Deixe secar cerca de 2h antes de colocar num saco (se preferir).
Os merengue pops são muito sensíveis e têm uma validade curta (cerca de 24/48h).
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 

 

1 comentário: