terça-feira, 7 de julho de 2015

Sensações e Sabores a Norte - Regueifa Branca

 

Bem sei que já há muito que não publicava novidades, mas a vida tem sido maravilhosamente cheia de trabalho... eu nem lhe chamaria trabalho... talvez divertimento remunerado!
Exemplo disso foi o passado fim de semana, por terras do norte, onde tive o prazer de conhecer a linda Clavel´s Kitchen, em Matosinhos, e dar uma formação com a minha querida amiga Vânia Costa.
O Nosso Curso de Pastelaria e Design para Festas contou desta vez com a presença de um grupo fenomenal de 16 alunos cheios de garra e vontade de aprender. Gentes do norte... foram top!

Fogo de artifício, Francesinhas, Regueifa e muito mais!

Não posso dizer que não foi um fim de semana cansativo, porque foi... 3h de viagem seguidas de dois dias de formação intensa (10h cada) e mais 3h de viagem de regresso cansa qualquer um! Mas desta vez foi especial... Finalmente pude conhecer um pouco melhor o Porto e arredores. O tempo foi curto, mas aproveitado ao máximo e em boa companhia.


 
Vista maravilhosa na Ribeira de Gaia, excelente para relaxar e recuperar energias para o dia seguinte.
 


Ninguém previa que estivéssemos onde estamos agora neste momento... Tem sido uma feliz parceria, com muita partilha, algumas lágrimas (confesso), muitas gargalhadas e muito trabalho à mistura. Mas sobretudo o início e o crescer de uma grande amizade que quero levar, guardada no coração, para sempre.
Muito obrigada minha querida Vânia por tudo o que tens sido na minha vida!

E lá fomos nós, depois do primeiro dia de formação, jantar ao Cais de Gaia, disfrutar da vista, do fresco, dos últimos raios de sol, da companhia maravilhosa que levámos e experimentar a famosa "francesinha". Foram muitas as recomendações e com algum receio lá decidimos por esta.


 
Não sei se foi da fome imensa, da qualidade do prato, ou mesmo da envolvência ou de tudo junto, a verdade é que esta francesinha "soube-nos a pato". De-li-ci-o-sa. Recomendo vivamente. Não é das mais baratas da zona, mas seguramente a melhor!
 
Noite de S. Pedro da Afurada, com promessa de um espetáculo de fogo de artifício no rio. Era tudo o que estávamos a precisar depois do manjar dos Deuses.
Quase meia noite, lá fomos no carro em direção a Matosinhos (porque no dia seguinte tínhamos formação outra vez) e aproveitávamos para ver o fogo de artifício no carro pelo caminho. Pois é... só que ninguém nos explicou que as duas margens param, mas param mesmo... incluindo o trânsito, para ver este grandioso espetáculo. Foram apenas 2h paradas no trânsito! Mas digo-vos que foi o melhor que nos aconteceu... ficámos mesmo bloqueadas na Foz, juntinho à Ponte e tivemos o privilégio de assistir no quentinho do carro, com musiquinha ambiente e sem atropelos, a 20 minutos de luz.
 
 
 
2º e último dia de Curso. Mais uma vez agradeço a todos os presentes, sem exceção. Foram mesmo uma turma muito animada, curiosa, divertida, dinâmica, trabalhadora, muito simpática. Foi um verdadeiro privilégio ter passado dois dias a ensinar aquilo que sei e da forma como sei, do fundo do coração e com muito amor e carinho.
 
 


A Maria João Clavel (dona da Clavel´s Kitchen) foi sem dúvida, uma anfitriã do melhor. Foi um prazer trabalhar neste espaço tão bonito, carregado de história e de luz, onde me senti tão bem, como se estivesse na minha própria casa.

Ainda antes do regresso a Lisboa, houve tempo para uma paragem na famosa Confeitaria Paparoca da Foz, situada na Foz do Douro, para trazer "regueifa", pois claro. Quando um dia passarem por estas bandas não deixem de visitar esta pastelaria, de fabrico próprio, onde os olhos nem sabem para onde se virar... é tudo tão bom e com tão bom aspeto...
Não resisti e quando cheguei a casa a regueifa começou a desaparecer.




A regueifa, também conhecido como pão espanhol, é considerada um pão de romaria, típico do norte de Portugal (mais conhecida entre o Minho e Aveiro). Habitualmente tem a forma de uma rosca, pois é também conhecido como o pão domingueiro, habitualmente comprado ao domingo depois da missa e transportado enfiado no braço pelo buraco do meio. Os tempos mudaram e agora também já se vê esta versão esta comprida e que estava excelente!
É um pão branco, denso, com sabor neutro, com a massa entrançada antes de ir a cozer. O nome desta iguaria, assim como a sua forma tradicional parecem estar intimamente ligados a uma massa original marroquina chamada rghaif.
Da próxima vez que comer regueifa irá ser feita por mim, pois trouxe comigo uma das receitas!

 
Regueifa Branca

Ingredientes:
 
300 g de farinha de trigo sem fermento (tipo 55)
90 g de água
45 g de margarina derretida
20 g de leite em pó
5 gr de sal
1 ovo
40 g de fermento de padeiro fresco

Preparação:

Dissolver o fermento na água morna, juntar a manteiga derretida, o leite em pó e o sal. Depois juntar a farinha aos pouco e por fim o ovo. Amassar bem até retirar todas as bolhas de ar da massa.
Dividir a massa em duas partes iguais e desenhar a forma do pão como desejar (em rosca ou comprido).
Colocar o pão num tabuleiro (untado com gordura) e deixar a levedar cerca de meia hora.
Pré-aquecer o forno a 210ºC.
Colocar a regueifa a cozer até ficar douradinha (cerca de 15 minutos).
 
Existe uma variação doce (com mais açúcar e canela) que ainda não tive o prazer de provar.
 
 
 
Quanto ao Porto e suas gentes só tenho a agradecer a forma como me (nos) receberam e deixar a promessa de que vou voltar muito em breve!
 


4 comentários:

  1. Em tão pouco descreveste tudo! És única e eu só posso agradecer de coração teres-me deixado entrar assim na tua vida, porque tem sido o melhor dos melhores tempos de sempre! :) Muito trabalho, muito sangue e suor, lágrimas e gargalhadas, alguma bipolaridade, insanidade e doideira, mas acima de tudo tanta felicidade!
    Nós voltamos, queremos muito! <3 E, please, fica na minha vida pra sempre!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Vim cá parar atrás de uma receita de regueifa que eu adoro. Sou minhota (de Viana do Castelo) mas estou em França (na zona do champanhe - nordeste) e aqui pelas minhas bandas não existe nenhuma padaria portuguesa como existem na zona de Paris.
    Decidi procurar uma receita e encontrei esta. Só com um problema... o leite em pó. Como o meu marido não gosta de leite e eu não gosto de leite em pó, não queria comprar para depois deixar aqui no armário até terminar o prazo de validade. Será que posso substituir por leite normal (que esse eu bebo)? Se sim, qual a medida?
    Obrigada e parabéns pelo blog. Gostei e vou voltar com mais calma. ;)

    ResponderEliminar
  3. Na receita da cegueira leva leite em pó poderá ser leite normal e a quantidade obrigada

    ResponderEliminar
  4. Na receita leva leite em pó poderá ser leite normal pé quantidade muito obigada

    ResponderEliminar