quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Geleia de Marmelo


Ai ai ai que saudades deste sabor, deste cheirinho pela casa nas tardes de outono... Quem diria a mim que 40 anos depois era eu quem estava agarrada ao tacho a fazer marmelada e geleia. Saudades da avó Maria passar horas sem fio no fogão a aproveitar todos os pedacinhos de fruta para confecionar estas compotas tão boas. Adorava ter uma máquina do tempo só para me sentar a saborear o momento...




Geleia de Marmelo

Ingredientes:
(para aprox.  700g de geleia)

1Kg de cascas e caroços de marmelo
2 paus de canela
casca de 1 limão
Açúcar q.b
Água q.b


Preparação:

Coloque as cascas e os caroços numa panela e adicione água até cobrir. Junte a canela e o limão e leve ao lume médio cerca de 1:30h até o líquido reduzir para cerca de metade.
Coe o líquido resultante da fervura. Desperdice as cascas e caroços.
Pese o líquido obtido e adicione 2/3 do seu peso em gramas de açúcar. Por exemplo: se o líquido pesar 600g adicione 400g de açúcar. Leve novamente ao lume (baixo) e deixe ferver mais 20 minutos ou até atingir o ponto de estrada.
Enquanto o doce apura, não se esqueça de ir preparando os frascos para o armazenamento, pois estes devem ser esterilizados (fervidos durante cerca de 10 minutos, mergulhados por completo em água), como eu já aqui referi variadas vezes.
Depois de atingir o ponto desejado coloque o doce ainda quente dentro dos frascos já secos, tape-os de imediato e vire ao contrário para esterilizar também as tampas e criar vácuo.

Sugestão
A geleia de marmelo pode ser um excelente presente para uma amiga menos dada à arte culinária.
Decore os seus frasquinhos e faça as delicias de todos.

Bom apetite e sejam gulosos!




Sem comentários:

Enviar um comentário