sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Antes do sol ir de férias - Cheesecake de Limão


Não é segredo para ninguém a minha paixão por estes cheesecakes (ou semi frios, como lhes queiram chamar). Também não é segredo a minha outra paixão por limão. Junto os dois e... fui ao paraíso!
Também estamos a entrar na minha estação do ano preferida, o outono, mas gosto de saborear cada coisa no seu tempo e nada melhor do que um docinho para fazer uma verdadeira despedida do verão.


Cheesecake de Limão

Ingredientes:
200g de bolachas Maria
100g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g de queijo mascarpone
200ml de natas para bater (35% de gordura)
10 folhas de gelatina incolor
Sumo e raspa de 2 limões
1 clh sopa de aroma de baunilha
200g de Lemon Curd (veja aqui como fazer)


Preparação:
Num robot de cozinha triture as bolachas e junte à manteiga previamente amolecida. Com a ponta dos dedos faça uma massa areada. Cubra o fundo de uma forma (de fundo amovível, com 20 cm de diâmetro) com a massa das bolachas e pressione com uma colher para ficar bem prensado. Leve ao frio durante 30 minutos.
Numa tijela prepare as folhas de gelatina: cubra-as com água fria durante cerca de 1 minuto, depois de moles escorra a água toda e leve a derreter ao micro-ondas por cerca de 15 segundos ou até derreterem por completo.
Numa tijela à parte junte o creme de queijo e as natas previamente batidas em chantilly, o sumo e raspas de limão e o aroma de baunilha. Adicione a gelatina derretida em fio enquanto bate com a batedeira à velocidade máxima, até incorporar.
Verta o creme na forma, sobre a base de bolacha. Coloque o lemon curd por cima, numa camada generosa.
Leve o cheesecake ao frigorífico pelo menos 12h (gosto de fazer de véspera) antes de desenformar.
Desenforme com cuidado e se desejar decore com rodelas de limão fresco e chantilly.


Bom apetite e sejam gulosos!



Sem comentários:

Enviar um comentário