sexta-feira, 25 de março de 2016

Sweet Easter - Bolachas de Manteiga


Mini férias de Páscoa, sinónimo de brincadeira na cozinha!
Nos treinos e aperfeiçoamento das técnicas de aplicação de royal icing em bolachas surgiram estas deliciosas ofertas para os amigos. Super fáceis de fazer, embora com os seus truques que passo a explicar.

 
Bolachinhas de Manteiga
(para a Páscoa)
 
Ingredientes para as bolachas:
(cerca de 24 bolachas)
 
2 ovos
200g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
200g de açúcar granulado
500g de farinha sem fermento
1 clh de sobremesa de aroma de morango


Preparação das bolachas:

Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Comece por juntar os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até incorporar todos os ingredientes. Junte o aroma. Junte aos poucos a farinha e misture à mão até obter uma massa homogénea (pode parecer muito mole, mas depois de bem fria irá enrijecer).
Faça uma bola, envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos meia hora ou até estar mais rija (eu gosto de fazer de véspera).
Retire do frio, estique uma porção de massa sobre uma tira de papel vegetal, com um rolo da massa até cerca de 0,5 cm de espessura (é importante que toda a massa esteja da mesma espessura). Corte várias bolachas com o cortadores de Páscoa (coelhos, patos e ovos), separadas entre sim por cerca de 1cm e depois retire a massa em excesso à volta. Esta massa restante deve ir novamente a refrigerar por mais algum tempo até obter a consistência mais rija. Votar a repetir a operação até acabar a massa.
Colocar as tiras de papel vegetal com as bolachas num tabuleiro de forno e levar a cozer durante cerca de 25 min ou até ficarem douradinhas.
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.
 
 
Ingredientes para a decoração (glacê):
 
50gr de clara de ovo
250gr de açúcar em pó
Corante alimentar em gel azul, rosa, verde e amarelo
5 sacos de pasteleiro
5 bicos de pasteleiro (nº 1)


Decoração:

Bata as claras em castelo e depois de firmes junte aos poucos o açúcar em pó, batendo com a batedeira, até obter um creme liso (glacê).
Separe o glacê em 5 partes iguais e core com os corantes até obter os tons desejados.
Coloque o glacê branco, verde, azul, rosa e verde em sacos de pasteleiro separados.
Para cada bolacha faça primeiro uma linha em volta e deixe secar. Depois preencha o interior com glacê da mesma cor, faça pequenas bolinhas ou corações em branco e deixe secar por completo.
 


 
Estas bolachinhas são um excelente presente personalizado para oferecer nesta época. Podem ser guardadas em caixinhas ou em sacos transparentes, decorados com uma fita de seda e têm uma validade de cerca de um mês (se durarem até lá)...
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 




 
 
 
 

1 comentário: