quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Esperando o Pai Natal - Bolachinhas de Manteiga


Adoro a azáfama do Natal, que já começou. Adoro tudo! Adoro as luzes nas ruas, os filmes na televisão (mesmo aqueles que se repetem nos últimos 10 anos), até os anúncios na tv e na rádio, as compras de última hora, os centros comerciais cheios de luz e gente à procura daquela prenda especial, os jantares de amigos, as festas da escola, os cheiros quentes que saem da minha cozinha, o piscar das luzinhas da minha árvore, o entusiasmo das minhas filhas a cada prenda descoberta de baixo da árvore, a lista de receitas à minha espera... ADORO TUDO NO NATAL.


Bolachinhas de Manteiga
(meninos de gengibre)
 
Ingredientes para as bolachas:
(cerca de 24 bolachas)
 
2 ovos
200g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
200g de açúcar amarelo
500g de farinha sem fermento
1 clh de sobremesa de canela em pó


Preparação das bolachas:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por juntar os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até incorporar todos os ingredientes. Junte a canela. Junte aos poucos a farinha até obter uma massa homogénea (pode parecer muito mole, mas depois de bem fria irá enrijecer).
Faça uma bola, envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos meia hora ou até estar mais rija (eu gosto de fazer de véspera).
Retire do frio, estique uma porção de massa sobre uma tira de papel vegetal, com um rolo da massa até cerca de 0,5 cm de espessura (é importante que toda a massa esteja da mesma espessura). Corte várias bolachas com o cortador de "menino de gengibre", separadas entre sim por cerca de 1cm e depois retire a massa em excesso à volta. Esta massa restante deve ir novamente a refrigerar por mais algum tempo até obter a consistência mais rija. Votar a repetir a operação até acabar a massa.
Colocar as tiras de papel vegetal com as bolachas num tabuleiro de forno e levar a cozer durante cerca de 15 min ou até ficarem douradinhas.
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.
 
 
Ingredientes para a decoração (glacê):
 
50gr de clara de ovo
250gr de açúcar em pó
Corante alimentar em gel vermelho
2 sacos de pasteleiro
2 bicos de pasteleiro (nº 1)


Decoração:

Bata as claras em castelo e depois de firmes junte aos poucos o açúcar em pó, batendo com a batedeira, até obter um creme liso (glacê).
Separe 1/3 de glacê e core com corante alimentar vermelho.
Coloque o glacê branco  e o vermelho em sacos de pasteleiro separados e decore como na foto.
 

Estas bolachinhas foram para o lanche da escola das meninas, por isso não segui a receita tradicional de gengibre. É um sabor demasiado forte para algumas crianças e tive algum receio que muitas delas não gostassem.
Fica a sugestão de uma tarde de chuva bem passada, no quentinho da cozinha e divertimento garantido com as suas crianças, agora nas férias de Natal que se avizinham.
 

 
 
Outra sugestão que vos deixo é esta grinalda de meninos de gengibre. Muito simples de fazer!
Para isso deve fazer um buraco com um palito nas bolachas antes de irem ao forno (não se esqueçam que com o calor do forno o buraco sempre encolhe mais um pouco e é necessário que consigam passar uma fita no final).
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 
 

1 comentário: