quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Doce de Gila com Canela e Anis


Estamos em plenas férias de Natal, dias frios, cinzentos, chuvosos. O que há de melhor do que passar horas no quentinho da cozinha a partilhar afetos?
Estes dias estão a ser bem aproveitados, em família, recheados de sabores e perfume.
Esta minha forma de amar, esta minha forma da ser feliz é doce, bem doce!
A abóbora gila (ou chila) sempre me intrigou. Diz-se que não se podem usar objetos metálicos no seu manuseamento, pois altera o seu sabor. Não encontrei explicação para tal, mas pelo sim, pelo não, o melhor é não correr riscos!


 
Doce de Gila com Canela e Anis

Ingredientes:
 
1 abóbora gila (média)
Açúcar branco (o peso da abóbora depois de cozida e escorrida)
2 paus de canela
4 estrelas de anis
Casca de 1 limão
Canela em pó q.b
Sal q.b
Água q.b
 
 
Preparação:
 
Parta a abóbora em pedaços, sem recurso a facas ou outros utensílios de alumínio (eu coloquei a abóbora num saco e diverti-me a atirá-la ao chão, enquanto aliviava o stress) e retire as sementes e os filamentos mais amarelados. Lave abundantemente até não fazer espuma.
Coloque os pedaços de abóbora de molho em água, com a casca para cima, durante 12h (de um dia para o outro).
Leve ao lume num tacho, com um pouco de sal, até a abóbora ficar bem tenra (começar a descolar da casca).
Deixe esfriar e com as mãos retire a casca e separe bem os fios. Coloque num passador e deixe escorrer bem, durante cerca de meia hora. Pese (para calcular o peso do açúcar) e reserve.
Faça uma calda, colocando o açúcar coberto de água ao lume, juntamente com a casca de limão, os paus de canela e as estrelas de anis. Deixe ferver, sem mexer, até atingir ponto de pérola (até deixar de ver grãos de açúcar no fundo do tacho).
Mantendo em lume brando, retire as cascas de limão, os paus de canela e as estrelas de anis, junte os fios de gila e continue a mexer com colher de pau, até reduzir ao ponto desejado. Junte a canela em pó.
Enquanto o doce apura, não se esqueça de ir preparando os frascos para o armazenamento, pois estes devem ser esterilizados (fervidos durante cerca de 10 minutos, mergulhados por completo em água), como eu já aqui referi variadas vezes.
Depois de atingir o ponto desejado coloque o doce ainda quente dentro dos frascos já secos, tape-os de imediato e vire ao contrário para esterilizar também as tampas e criar vácuo.


As férias de Natal deixam-me dois "ratinhos" em casa e o doce de gila já começou a desaparecer.
Tão bom...
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 

 

1 comentário:

  1. não conneço essa abobora,coloca a foto dela para ver se tem aqui no Brasil,obrigado,ou posso fazer com qualquer abobora?

    ResponderEliminar