sábado, 17 de outubro de 2015

Abóboras Italianas - Macarons de Abóbora com Nozes


Definitivamente, sou perdidamente apaixonada por estes bolinhos pequeninos.
Era capaz de comer macarons todos os dias... e de fazer macarons todos os dias... É super divertido vê-los nascer, crescer, fotografa-los e depois... comê-los!
Reza a lenda que estes pequenos de amêndoa e merengue surgiram pela primeira vez em Lorreine em França. Podem ser feitos com qualquer um dos três tipos de merengue (o francês, o suíço ou o italiano), sendo sensorialmente impercetível o tipo de merengue utilizado na sua confeção.
Por mim, tanto faz... dependendo da altura do ano (do clima mais ou menos húmido ou quente) eu utilizo um ou outro merengue. O resultado? Esse é sempre excelente!


Macarons de Abóbora com Nozes
(de merengue italiano)
 
Ingredientes:
 
45 g de açúcar branco granulado
35 g de clara de ovo (aproximadamente 1 clara de ovo, tamanho M)
15 g de água
35 g de nozes peladas moída
35 g de açúcar em pó
Corante alimentar em pó laranja
Corante alimentar em pó verde bandeira
Corante alimentar em gel "pumpkin pie"
Compota de abóbora

  
Preparação:
 
Leve ao lume 35g de açúcar granulado com a água e deixe ferver até deixar de ver os grãos de açúcar, sem mexer (cerca de 118ºC), para fazer uma calda.
Bata as claras até fazerem espuma, nesta altura junte-lhes 15g de açúcar e continue a bater mais um pouco até formar picos firmes.
Verta a calda de açúcar em fio sobre as claras, batendo sempre com a batedeira a velocidade máxima. Deixe de bater quando o merengue estiver à temperatura ambiente (após cerca de 10 minutos). Nesta fase deve verificar se o seu merengue forma os chamados "bicos de papagaio" ou seja, se se encontra bem firme.
Adicione ao merengue corante em gel na cor e quantidade desejada.


 
Passe as nozes moídas juntamente com o açúcar em pó num robot de cozinha (para que fiquem bem fininhas).Peneire num passador de rede fina e junte ao merengue. Envolva cuidadosamente com uma espátula, com movimentos delicados (para não perder todo o ar do merengue), no sentido ascendente até obter um creme homogéneo, brilhante e ligeiramente fluido.
Prepare o tapete para Macarons (uso sempre de silicone, com círculos guia), colocando-o num tabuleiro ou base de forno.
Coloque a macaronage (assim é chamado o creme obtido anteriormente) no saco de pasteleiro previamente preparado com um bico de ponta redonda com cerca de 1 cm de diâmetro de abertura.
Preencha os círculos do tapete para macarons com a macaronage, sempre com o saco de pasteleiro na perpendicular em relação ao tapete, fazendo pressão contínua, até ao tamanho desejado (nunca devem preencher o círculo completamente pois o creme ainda vai expandir mais um pouco).
No final, bata com algum vigor com o tabuleiro sobre a bancada para proporcionar a libertação de eventuais bolhas de ar no interior do creme.
Com um pincel seco e largo, polvilhe com corante em pó preto sobre as conchas antes destas secarem por completo, fazendo o efeito das manchas características da casca das abóboras.
Deixe a repousar num local fresco e seco, durante cerca de 1h, durante a qual se vai formar uma pequena película na superfície das conchas dos Macarons (que aquando formada torna a sua superfície mais baça).
Pré aqueça o forno (não ventilado) a 150ºC cerca de 15 minutos antes.
Leve os Macarons ao forno a 140ºC durante cerca de 15/20 minutos (dependendo do forno).




Decoração:
 
Recheie os macarons com doce de abóbora. Pode consultar aqui a minha receita de doce de abóbora, neste caso com avelãs.
 
Bom apetite e sejam gulosos!




 

1 comentário:

  1. Adorei a nova versão com nozes! :) Excelente ideia! Existirá combinação melhor que doce de abóbora com noz?
    Sempre em grande! Ficaram tão lindos *.*

    ResponderEliminar