segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ainda nos "inta" - Bolo de Chocolate com Buttercream Azul


My Blue Chic Cake

Foi no dia em que fiz 39 anos que decidi criar este blog. Ainda que tenha demorado mais 3 dias até ter tempo para o desenhar, aqui fica hoje a minha primeira publicação!
A vida é muito curta para ser vivida a sós... Quem me conhece bem sabe o quanto eu gosto de tagarelar (às vezes até de mais) e por isso nada melhor do que oferecer a mim mesma, neste aniversário, um diário virtual, onde posso partilhar com os amigos (muitos deles também virtuais) um pouco mais de mim! E nada melhor para começar do que mostrar-vos como foi o primeiro bolo feito por mim, para mim... Pois é, não me lembro de alguma vez ter feito um bolinho de aniversário para mim própria, mas desta foi de vez!
A decoração de papel esteve a cargo da minha amiga Cátia da Dear Leo


 
 
 
Bolo de Chocolate com Buttercream Azul

Ingredientes para o bolo:
Ovos XL – 4
Açúcar – 450 gr
Farinha – 300 gr
Leite – 175 ml
Óleo – 175 ml
Fermento em pó – 1 colher de chá
Chocolate em pó - 200 gr

Preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal, duas fornas com 20cm de diâmetro. Numa taça misture os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Junte os restantes ingredientes e misture bem até estarem bem incorporados. Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar os bolos do forno. Deixe arrefecer 10 minutos dentro da forma antes de desenformar.
Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Ingredientes para o buttercream:
Manteiga sem sal - 400 gr
Açúcar em pó - 200 gr
Corante alimentar azul (opcional)

Preparação do buttercream:
Bata a manteiga à temperatura ambiente até ficar macia e esbranquiçada. Adicione o açúcar e volte a bater até obter um creme macio. Divida o creme em duas partes. Adicione um pouco de corante alimentar numa das metades e volte a bater mais um pouco até incorporar. Se o creme talhar, continue a bater até ficar macio e no ponto certo para barrar o bolo sem dificuldade.

Montagem:
Corte cada um dos bolos ao meio (assim fica com 4 andares de bolo). Recheie com o buttercream branco. Cubra todo o bolo com o buttercream azul e decore a gosto com confetis ou outras decorações (neste caso utilizei pérolas de açúcar).

 
 

5 comentários: