segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O Marmelo e a Maria - Doce de Marmelo em Pedaços / Geleia de Marmelo


Os dias estão a ficar cada vez mais curtos e cinzentos e apodera-se de mim alguma nostalgia...
Memórias doces de infância (por vezes ligeiramente amarga, porém disfarçada com açúcar) levaram-me desta vez à minha primeira experiência a solo das receitas de marmelo da avó Maria.
Por estes dias, há muitos anos atrás, era desta forma que eu era recebida em casa ao final dos dias de escola.
Kilos e mais kilos de marmelada, doce de marmelo e geleia eram produzidos lentamente, durante as tardes frescas e húmidas, com muito amor e dedicação, para servirem de presente a toda a família, amigos e vizinhos nos dias seguintes. Assim se celebrava a chegada do outono.
Eram deliciosos os lanches reconfortantes com sabor a marmelo e bolacha Maria (que durante muito tempo eu julguei terem este nome porque era a MINHA avó Maria que as comprava).

 


 

Doce de Marmelo em Pedaços

Ingredientes:
 
1kg de marmelos (limpos)
1kg de açúcar granulado
3 dl de água
 
 
Preparação:

Lave os marmelos (eu até gosto de os esfregar com o esfregão da loiça para retirar bem todas as impurezas), corte-os em quartos e retire a casca e os caroços para um recipiente à parte.
Corte os marmelos em juliana, coloque-os numa panela ao lume brando, juntamente com o açúcar e a água.
Deixe ferver, mexendo sempre para não agarrar, durante cerca de 1h, ou até cozer bem os pedaços de marmelo e atingir o ponto de estrada (não se esqueçam que este doce, tal como a marmelada, tende a endurecer com o passar do tempo, pelo que não o devem cozinhar de mais).
Coloque o doce em tacinhas ou outro recipiente aberto e coberto com uma rodela de papel vegetal embebido em água ardente (diz a avó Maria que esta técnica permite que o doce envelheça bem conservado).
 
 
 
Geleia de Marmelo

Ingredientes:
 
Cascas e caroços de marmelo
Açúcar granulado
Água
 
 
Preparação:

Coloque as cascas e caroços dos marmelos numa panela ao lume, totalmente cobertos com água.
Deixe ferver até reduzir bastante e depois coe com um passador de rede fina (espremendo bem, pois todos os sucos devem ser aproveitados).
Pese este líquido livre de impurezas, coloque-o na panela ao lume, junte o mesmo peso em açúcar e deixe ferver novamente até atingir o ponto desejado.
Durante este processo de apuramento deve ir mexendo com regularidade e pode ir preparando os frascos para o armazenamento, pois estes devem ser esterilizados (fervidos durante cerca de 10 minutos, mergulhados por completo em água).
Depois de atingido o ponto pretendido da geleia, coloque-a ainda quente dentro dos frascos já secos, tape-os de imediato para criar vácuo e vire ao contrário para esterilizar também as tampas.
 
 
Aproveitem estas duas sugestões para se divertirem na cozinha, partilharem afetos, criarem memórias e aquecerem o coração...
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário