segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Muffins da Tia Madalena - Muffins de Banana e Côco

Numa das últimas viagens ao Porto fui recebida com uma maravilha saudável e apetitosa.
A tia Madalena faz um delicioso Bolo de Banana e Maçã, sem farinha e sem açúcar, que confessou que vai comendo devagarinho durante os dias seguintes...
Cá em casa nem todos gostam, mas eu e a Madalena adoramos (deve ser uma questão de solidariedade de Madalenas).
No passado domingo resolvi experimentar e pôr as mãos na massa com a Madalena (pequena) que adorou ajudar a misturar os ingredientes e cortar as bananas às rodelas. Ela fez as suas próprias fotografias (ao que parece, o gosto pelo que é belo corre-lhe nas veias).
Como não poderia deixar de ser, fiz uma ligeira adaptação para pequenos muffins e retirei a maçã (mas só porque, por acaso, não tinha maçãs disponíveis!).



 
Muffins de Banana e Côco
 
Ingredientes:
 
50g de côco ralado
65g de amêndoa moída
2 bananas maduras (para esmagar)
2 bananas mais verdes para decorar
1 clh sopa de essência de côco
1 clh sopa de canela
1 clh sopa de mel
4 ovos
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
 
 
Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa tijela misturar o côco, o fermento, a canela, a amêndoa e o sal.
Noutro recipiente esmagar as bananas maduras com a ajuda de um garfo, misturar os ovos, o mel e a essência de côco. Misturar tudo com a vara de arames e depois juntar os outros ingredientes secos. Bater bem com a vara de arames até obter uma mistura mais homogénea.
Dispor a massa nas formas de muffins (podem ficar cheias até 1cm do cimo da forma, pois esta massa não cresce muito). Decorar com rodelas de banana e levar ao forno durante cerca de 45 minutos.



Esta massa fica sempre bastante húmida. São deliciosos e uma excelente fonte de energia saudável para a criançada, nos intervalos dos mergulhos na piscina.
 
Bom apetite e sejam gulosos!

Sem comentários:

Enviar um comentário