terça-feira, 18 de agosto de 2015

Decoração de Festas ~ Pompons, Balões e Leques


A decoração de uma festa ou evento temático pode ficar mais rica com pequenos (grandes) detalhes.
Um exemplo disso são as decorações de papel que estão muito na moda, como os balões (já tradicionalmente usadas em Portugal pela altura dos nossos santos populares), os pompons ou os leques. Todos estes elementos podem ser encontrados lojas de especialidade (cada vez mais se encontram nas lojas de artigos para festas, por todo o país), encomendados na Dear Leo (empresa dedicada à venda de artigos personalizados para festas) ou ser feitos por nós próprios (isto para os mais habilidosos) e têm as mais variadas utilizações: pendurados na parede, no teto ou na mesa, no chão (de baixo da mesa, por exemplo), mais pequenos em copos, palhinhas, arranjos florais, enfim... onde a imaginação nos levar!

Pompons de Papel
São sem dúvida muito delicados e essenciais numa decoração mais elaborada. Quando comecei a utilizá-los não tinha alternativa senão fazê-los eu mesma, com papel de seda ou papel crepe, mas confesso que davam um certo trabalho,  nunca ficavam tão perfeitos e as cores nunca eram bem do meu agrado... Hoje em dia compro-os já em kits, muito fáceis de montar e em tamanhos e cores muito variadas.
Podem ser presos a fio de pesca ou numa fita de seda e com eles fazer-se grinaldas, centros de mesa em galhos, suspensos no teto ou pequenos apontamentos em cadeiras, palhinhas, embrulhos, convites, toppers para bolos ou cupcakes, por exemplo.
 
 







Outras utilizações para os pompons de papel:



Se não tiverem acesso a estes maravilhosos kits, podem aventurar-se e criarem os vossos próprios pompons, de cores e tamanhos personalizados, seguindo este tutorial fotográfico da Martha Stewart (de quem sou grande fã) ou ver aqui a publicação original com a descrição detalhada.


Balões de Papel e Honeycombs
Os balões já são nossos conhecidos por tradição. Afinal, quem não conhece os famosos balões de S. João? Mas porque não dar-lhes novas utilidades e decorar as festas de família?
Os Honeycombs também já fazem parte de qualquer decoração de uma taça de gelado, mas o que talvez muitos não saibam é o seu nome original. Os honeycombs (favos de mel, em português) surgem agora em diferentes formas e tamanhos, para decoração de espaços e mesas temáticas.
 




 
Leques Circulares de Papel
Talvez de todas as decorações de papel aqui referidas, os leques sejam o mais fáceis de fazer e o resultado final é igualmente vistoso.
Também podem ser utilizados individualmente ou em conjunto, formando lindas composições em cores e tamanhos ou formatos diferentes entre si, como complemento da decoração do espaço ou da mesa.



 
Neste vídeo da Sandra Gobert da Pensart e Artesanato podem visualizar o passo a passo para criar leques circulares:
 
 
Outro exemplo bem original de um leque em formato de flor:
 
 
Sem dúvida, que as decorações em papel para festas são um "mundo" sem fim, onde a imaginação é o maior trunfo. Seguindo estes ou outros exemplos, o mais importante é serem criativos, originais e personalizarem as vossas decorações, demonstrando afeto, carinho e amor em cada gesto, prestigiando desta forma os vossos convidados.
 
Sejam criativos e divirtam-se!
 
 
 

1 comentário: